quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Super Revisão 7mão! ;)


1- Leia a composição abaixo:


Talvez eu não seja poeta
Pablo Bertola

Composição: Pablo Bertola, Ronaldo Rousset e Lido Loschi

Talvez eu não seja poeta
Talvez eu só traga uma seta
Cravada no peito que espeta
Quando a vida é curta
E a alegria é pouca
Quando busco uma reta na estrada torta

Talvez eu não seja poeta
Só traga no peito cravada uma faca
Que dilacera
Quando abro a janela
E a natureza é morta
Quando o grito é frágil
E a justiça é surda

Talvez eu não seja poeta
Só traga no peito uma ferida aberta
Que aperta
Quando a ilusão me visita
Quando a palavra exata escapa
E jamais é escrita

Talvez eu só seja um romântico
Nesses dias de luta
Com um gemido discreto
Atado à garganta
E um grito lunático que ninguém escuta


a)As músicas que você ouviu falam de fatos, coisas certas, ou hipóteses ou possibilidades?
b)Que papel têm as palavras “talvez” e “quando” em cada uma das músicas?
c)Trace um perfil do eu lírico das canções e diga que situação é imaginada por elas nas canções.
2-  Leia este texto: 

 Qual é a diferença entre furacão e tornado? 

Furacão é, na verdade, um ciclone.Os ciclones são formados porredemoinhos de chuva e vento e nascem no mar, em águas quentes.Eles surgem quando o ar sobe em colunas, formando fortes tempestades. Quando surge sobre o oceano Atlântico, ele é chamado de furacão. Se nasce no oceano Pacífico, ganha o nome de tufão. Eles caminham em direção ao continente com ventos que podem chegar a 200 quilômetros por hora. Já o tornado se forma em terra, quandoduas correntes de ar, uma quente e úmida, outra fria e seca, se chocam. Aí,o ar quente é lançado para o alto e começa uma grande tempestadeOs tornados são menores que os ciclones, mas também podem ser muito destruidores. (Recreio, nº 291.) 

 Identifique os adjuntos adnominais dos termos destacados no texto. Atenção: você deve, antes, identificar mentalmente o núcleo dos termos.

Destaque os adjuntos adnominais dos sujeitos das orações seguintes. Atenção: em primeiro lugar, você deve, mentalmente, identificar o sujeito e seu núcleo. 
 a) As unhas crescem 1 centímetro a cada 28 dias. [...] As unhas das mãos crescem aproximadamente quatro vezes mais rápido do que as unhas dos pés.
b) Cada soluço dura até menos do que um segundo. Os soluços ocorrem a uma frequência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. [...]
c) As impressões digitais formam-se de seis a oito semanas antes do nascimento. Elas nunca são iguais. Duvida? Faça o teste com seus amigos.
d) As quatro zonas de sensibilidade da língua são: amargo (fundo), azedo (laterais do fundo),salgado (laterais da frente) e doce (frente).
e) A principal fábrica de sangue é a medula óssea. Produz duzentos mililitros de sangue por minuto.
(Trechos extraídos de Marcelo Duarte. O guia dos curiosos. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.)





3- Complete as frases abaixo com o presente do subjuntivo dos verbos indicados entre parênteses:

A) Como os preços baixaram, é necessário que nós ________ o orçamentos (refaz);
B) É importante que nossa tentativa _______ o esforço (valer);
C) Convém que ele ______ um novo acordo (propor);
D) Para que não nomeemos é necessário que nós _________ o que elas pensam (saber);
E) Espero que todos os responsáveis _________ a culpa (assumir).


a) refaçamos - valha - proponha - saibamos - assumam;
b) refazemos - valha - proponham - sabemos - assumam;
c) refaçamos - valham - proponha - soubemos - assumem;
d) refazemos - valha - proponha - saibamos - assumam;
e) N.D.A.

O substantivo tornou-se verbo...

ATENÇÃO, 7MÃO! OUÇA O MODO SUBJUNTIVO, NO TEMPO FUTURO ,NESSA CANÇÃO QUE SEGUE:  ATENÇÃO NA LETRA ESCRITA ( MÚSICA LEGENDADA).





Exercício - Super Revisão – 6º


1- Leia a seguinte frase:


“ O dia da criança é maravilhoso”


Na frase : “ O dia da criança é maravilhoso”. Por que o artigo definido O foi usado antes da palavra dia?


2- Indique e classifique os numerais presentes nas frases.


a) O segundo pagamento sairá em breve.


b) As dez meninas sofrem demais.


c) A metade da laranja estava podre.


3- Leia o anúncio abaixo:


“As cinco novelas são ótimas”

Substitua na seguinte frase : “ As cinco novelas são ótimas”, o sujeito “AS CINCO NOVELAS” pelo pronome pessoal do caso reto.


4- Leia este texto para responder a questão.





Veja essas duas orações retiradas da receita:


“ Quatro colheres de sopa de chocolate”


“ ...deixe esfriar um pouco”.


a) Qual dessas palavras destacadas é numeral?




b) E qual delas é artigo indefinido?

domingo, 2 de agosto de 2015

A Fantástica Fábrica de Chocolate... nosso filme trabalhado!





E nesta semana que passou, trabalhamos semanticamente e gramaticalmente o filme A Fantástica Fábrica de Chocolate, baseado no livro Charlie and the chocolate factory, é um livro escrito por Roald Dahl em 1964.



"Charlie (Peter Ostrum) é um garoto pobre que sonha encontrar o tão cobiçado "bilhete dourado" que irá garantir a cinco crianças sortudas uma visita à famosa Fábrica de Chocolate. Depois de algumas tentativas frustradas, ele acha um bilhete na rua e convida seu avô Joe (Jack Albertson) para ser seu acompanhante. Augustus (Michael Bollner), Veruca (Julie Dawn Cole), Violet (Denise Nickerson), Mike (Paris Themmen) e Charlie embarcam nessa aventura e, quanto mais se encantam pela "fábrica de sonhos", mais vulneráveis ficam, pois o lugar tem o estranho poder de trazer à tona os defeitos de qualquer pessoa."





Com  os 6º anos, foi trabalhada uma das 10 ( dez) classes gramaticais: Os Numerais. Definição, classificação e a escrita, por extenso. Já com os 7º anos, trabalhamos as Locuções Verbais. 


Logo, logo teremos mais novidades. Beijos! 




quinta-feira, 9 de julho de 2015

Aprendendo com a prática - Recuperação 6º ANO

1- Leia a piadinha.

Um homem chamado Roberto encontra um pinguim e não sabe o que fazer.
— Leve o bicho ao zoológico — aconselha Haroldo, seu vizinho.
No dia seguinte, o vizinho encontra o homem ainda com o animalzinho e fala:
— Ué! Você não levou o bicho para o zoológico?
— Levei, sim... e ele adorou!
Hoje vamos ao cinema!

a) Transcreva os substantivos próprios e justifique sua classificação.
_____________________________________________________________________________________________
b) Por que os nomes das pessoas são grafados com letras maiúsculas?
_____________________________________________________________________________________________

2 - Assinale a única resposta correta:
1. Na frase: “Há flores e frutos no armário novo”, temos quantos substantivos?
a. ( ) 3 b.( ) 2 c.( ) 4 d.( ) 1 e.( ) 5
2. Assinale o substantivo abstrato:
a.( ) bruxa b.( ) comida c.( ) ar d.( ) bondade e.( ) saci
3. Assinale o substantivo concreto:
a.( ) dor b.( ) fé c.( ) ar d.( ) pobreza e.( ) lealdade
4. Qual o coletivo de lobos?
a.( ) enxame b.( ) nuvem c.( ) alcatéia d.( ) cáfila5. Qual o coletivo de aviões?
a.( ) esquadra b. ( ) esquadrilha c.( ) vara d.( ) matilha

3. Combine a coluna da direita com a coluna da esquerda:
a. alcatéia 1.( ) cabelos
b. atlas 2.( ) montanhas
c. cordilheira 3.( ) mapas
d. coro 4.( ) camelos
e. elenco 5.( ) plantas de uma região
f. enxame 6.( ) estrelas
g. cáfila 7.( ) artistas
h. cardume 8.( ) veículos
i. esquadra 9.( ) lobos
j. fauna 10.( ) peixes
l. filmoteca 11.( ) abelhas
m. flora 12.( ) navios de guerra
n. frota 13.( ) animais de uma região
o. clero 14.( ) chaves
p. constelação 15.( ) padres
q. madeixa 16.( ) filmes
r. molho 17.( ) cantores
s. ramalhete 18.( ) rosas
t. corja 19.( ) viajantes
u. caravana 20.( ) vagabundos

4- Grife os adjetivos presentes nas frases a seguir.

  • As águas frescas do rio lembram um delicioso banho.
  • Pessoas apressadas vão para o trabalho.
  • As misteriosas sombras provocaram medo.
  • A luz clara da lua clareia os caminhos à noite.
  • As nuvens, brancas e formosas, passeiam pelo céu.
  • As estrelas brilhantes enfeitam o céu.
  • Grandes e belas árvores enfeitam o parque.
  • O mar agitado assusta os pescadores.
  • Pedro é animado.
  • O rio calmo corre tranquilidade.
  • As meninas alegres foram à escola.
  • Pessoas agitadas rodeavam o doente.
  • As nuvens, brancas e leves, cobrem o horizonte.
  • O mar revolto assusta.
  • As misteriosas sombras provocaram medo.
  • Ele era um mentiroso.
  • Estas bonitas violetas cresceram no meu jardim.
  • As estrelas cintilantes embelezam o céu.
  • A luz clara e suave da lua ilumina as noites.
  • As noites escuras e chuvosas tornam a cidade deserta.
  • Pessoas apressadas correm para a estação.
  • As águas tranquilas do mar convidam a um bom banho.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

...E VOLTAMOS COM TUDO! CONTEÚDO DA NOSSA RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Apesar de parecer ruim, a recuperação é uma excelente chance para aqueles que tiveram dificuldade durante o ano letivo para compreender determinados tópicos em diferentes matérias. É uma forma de esforçar e aproveitar o tempo perdido no decorrer do ano. Para os que ficaram para recuperação, o melhor a se fazer é estudar! Logo mais, estarei com vocês! 




CONTEÚDO DAS AVALIAÇÕES: 

6º ANO
  • Interpretação textual;
  • Fonologia;
  • Substantivos e suas classificações;
  • Adjetivos e suas classificações. 

7º ANO
  • Interpretação textual;
  • Grau dos substantivos;
  • Preposição;
  • Sujeito e suas classificações.

8º ANO
  • Interpretação textual;
  • Figuras de linguagem;
  • Tipos de predicado;
  • Transitividade verbal. 
BONS ESTUDOS!! 


domingo, 7 de junho de 2015

7º ANO ------> Falando sobre o sujeito e suas CARACTERÍSTICAS!



Em semana avaliativa, é necessária uma PRECIOSA  revisão aqui no blog, né? 

Vamos falar sobre o tal sujeito... 


Sem brincadeiras, quem são os sujeitos nas orações propostas pela professora? Temos dois tipos de sujeito... deixo para vocês responderem. 

Sujeito: É o termo da oração do qual informamos alguma coisa.

Ex: A professora foi comprar livros.

A sentença informa que alguém foi comprar livros. Podemos dizer também que sujeito é todo termo da frase que pratica uma ação. Na frase acima o sujeito é: "A professora".


Tipos de sujeitosimples, composto, desinencial (oculto), indeterminado e oração sem sujeito.

  •  Simples: possui apenas 1 núcleo. Ex. "Nós vamos ao cinema.", "O Pedro dorme cedo.
  • Composto: possui 2 ou mais núcleos. Ex:"Maria e Pedro regressaram da festa.","O professor e os alunos participaram da competição."
  •  Desinencial (oculto): não está explícito na frase, mas é facilmente identificado pela terminação do verbo. Ex. "Falei com ele ontem." Suj. des. "eu". O sujeito desinencial também é conhecido como oculto.
  • Indeterminado: não podermos identificá-lo.
Há 2 maneiras de indeterminar o sujeito:

1ª) O verbo é posto na 3ª pessoa do plural e não há nenhum outro termo na frase que nos forneça informações para identificá-lo.
Ex. "Cortaram a grama.", "Falaram mal do Pedro."

2ª) O verbo é posto no singular juntamente com a partícula se ( que se chama índice de indeterminação do sujeito.) Ex. "Precisa-se de manicure."
 Nesta canção, há vários exemplos de indeterminação do sujeito. Que tal ouvi-la? 

  • Oração sem sujeito:  Ocorre quando, simplesmente, não existe elemento ou pessoa gramatical ao qual o predicado se refere.

    “Choveu a noite inteira”.
    Isso acontece quando o verbo expresso na oração se apresenta com sentido impessoal dentro daquele contexto. Vamos conhecer os mais comuns:
Verbos ou locuções que indicam fenômenos da natureza, como chover, nevar, trovejar

“Trovejou sem parar na Baixada Fluminense”.

“No inverno passado, nevou na Flórida”.

“Havia chovido bastante durante a manhã”.

O verbo haver no sentido de existir, acontecer:

“Na reunião de pais só havia mães”. (Fernando Sabino).
“Houve poucas desistências para o curso de verão”.
Verbos indicando tempo decorrido, como haver, fazer, ir:

“Há muitos anos nos conhecemos. Desde criança”.

“Faz dois meses que não vou à aula”.

“Vai para dez anos que me aposentei”.
Verbos ou locuções indicando tempo e distância, como ser, passar:

“Era um dia abafado e aborrecido”. (Aluísio Azevedo).

“Já passa das quatro horas”.

“Tinham sido horas de longa espera por atendimento médico”.


Observe que, em todos os exemplos, os verbos destacados não possuem sujeito, são impessoais, já que não há elemento gramatical ao qual o predicado se refere. Se esse elemento gramatical passar a existir, logicamente a oração passa a ter sujeito. Veja:

“De manhã escureço
De dia tardo
De tarde anoiteço
De noite ardo.” (Vinícius de Moraes)

Os verbos em destaque estão empregados em sentido figurado. Como quem “escurece, tarda, anoitece” é a pessoa do poeta (eu=pessoa gramatical), o sujeito simples está presente na oração.

Portanto, apenas memorizar os verbos que são impessoais não é garantia de classificar corretamente uma oração. É preciso atentar para a função e o sentido que o termo exerce dentro daquele determinado contexto.

Referências bibliográficas:
MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2005, p. 403-4.
SAVIOLI, Francisco de Platão. Gramática em 44 lições. 15. ed. São Paulo: Ática, 1989, p. 10.