quarta-feira, 6 de maio de 2015

TRABALHO DE PORTUGUÊS E REDAÇÃO #Making-of ( As mães do 6º)

Meus 6º anos estavam inspiradíssimos na produção do trabalho em homenagem as mães.

Concentração
Dedicação

Amor
#MakingOff - Momentos
Trabalho
Trabalho prazeroso
Tanta poesia <3
Eis meu coração...
#criatividade
Tudo certo!
É amor demais...

Mãe é mãe

#Foco



domingo, 3 de maio de 2015

O sujeito - 7º ANO

Como já vimos, o sujeito é o termo a respeito do qual se diz algo, sobre o qual recai a declaração contida no predicado. Convém lembrar que o verbo concorda com o sujeito.


O lugar do sujeito na oração

Na maior parte dos casos, o sujeito vem antes do verbo, mas não é nem um pouco raro o contrário, ou seja, o sujeito posposto, aquele que vem depois do verbo.

"Todas as encomendas chegaram ontem." ( ordem direta)

"Chegaram todas encomendas ontem." ( ordem inversa)

"Ontem chegaram todas as encomendas." ( ordem inversa)

Quem exerce a função de sujeito?

Basicamente, quem exerce a função de sujeito é um substantivo; por isso que dizemos que sujeito é uma função substantiva, . Além do substantivo, podem exercer o papel de sujeito palavras que representam um substantivo, que têm valor de substantivo ou são substantivadas, como:


  • pronome pessoal do caso reto:
" Elas chegaram ontem ao aeroporto."
  • pronome indefinido:
" Todas chegaram ontem ao aeroporto." 
  • numeral:
" As duas chegaram ontem ao aeroporto."
  • adjetivo substantivado: 
"As jovens chegaram ontem ao aeroporto."
  • verbo substantivado:
" O cantar alegre de um jovem é maravilhoso."

Beijos, meus amores! Fiquem ligados nas dicas no nosso blog! 






quarta-feira, 29 de abril de 2015

As mães do 6° - trabalho

Para os dias 5 ( 6° B / 6°C) e 6 de maio ( 6° A) realizaremos o trabalho das mães.  O trabalho será individual.
Material de uso:
* Uma foto: você e sua mãe; juntos. Vocês podem criar uma pose criativa;
* Folha de ofício ( chamex) colorida. De preferência: menina ( rosa/vermelho) e menino ( verde/ azul);
* Canetas coloridas;
*  E... Sua originalidade! ;)

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Exercício ( 6º ANO A)

Leia o trecho a seguir e faça a atividade proposta:

O Pantanal, por suas características peculiares, exerce estranho fascínio na mente de todos que o visitam. A beleza dos rios, das matas, das lagoas, com verdes de todos os tons, compõe uma paisagem que as mais modernas lentes não conseguem captar com plenitude. A variedade de animais de toda espécie, os contrastes naturais: secas/enchentes, aglomerados humanos em torno das sedes das fazendas e imensos vazios preenchidos por milhares de cabeças de gado, a cultura do patrão e a do vaqueiro, o poder econômico do fazendeiro e a pobreza do peão, a situação de isolamento, em que se acham confinados ranchos e fazendas, tudo isso determinou o surgimento de uma cultura única, que surpreende os pesquisadores e fascina os artistas. (...)
Nos corixos, baias e várzeas, alternam-se lagoas salobras com praias brancas, lagoas doces com vegetação nas margens, por onde voam e cantam pássaros de todas as cores e tamanhos. Garças, colhereiros, tuiuiús, baguaris, tucanos, araras azuis, bem-te-vis, emas, gaviões enfeitam o mais lindo pôr-do-sol. Jacarés de olhos esbugalhados enterram-se na lama dos corixos, num exercício de paciência que desafia a lentidão das horas. Onças ferozes deslizam sorrateiras, cervos elegantes espreitam de longe qualquer sinal de perigo. Tatus, antas, pacas, lontras e macacos sentem-se senhores do espaço, donos das matas. Sucuris povoam a imaginação dos pantaneiros, que contam historias fantásticas da cobra capaz de engolir bois e pessoas (...) (ROSA, Maria da Gloria Sá. O artesanato como força representativa do pluralismo sul-mato-grossense.
In: Catalogo do Ministério da Cultura/Funarte, 1995)

      Apoiando-se nas informações que você obteve acima, elabore uma carta-argumentativa sobre o Pantanal, com o objetivo de convencer  algum brasileiro de sua escolha a valorizar e visitar o turismo nacional.


sábado, 18 de abril de 2015

Gincana da Fraternidade - 2015 - Colégio Santíssimo Senhor



Que animação, heim! Depois de tantos gritos, abraços, lágrimas e sorrisos, esperamos que a Gincana da Fraternidade não tenha tido somente a finalidade de definir um vencedor, mas sim de unir e apresentar o novo, de provocar as emoções mais fortes, de botar a 'cuca' para funcionar.
O mais importante foi participar, muitos vão achar isso clichê, mas o que importou foi participar; foi ter as pessoas que têm o mesmo amor pela equipe e por mais clichê que isso seja, isso é a verdade.
Todas se empenharam, batalharam, suaram a camisa e deram o seu melhor, fizeram o que estava e o que não estava ao seu alcance para conquistar cada precioso ponto. Amei ter participado desse momento com vocês, meus alunos.

Animação com o 7º ano.

Meus alunos queridos: Mari e Phablo ( 6º ano)

Super animados, meus queridos, Phablo e Gabriel ( 6º ano)

Muito amor!

Com meus amores, meu 6º ano. 

Com alguns alunos do 6º ano.

Minhas Marias: Duda e Clarinha ( 7º ano)

Área da linguagem: Professor de  Redação, Jorge Vieira.  Excelente profissional e super amigo.

Bárbara, representando 6º ano.

É muito amor envolvido: 7º ano.

Jorge e as meninas! 

Bela Clarinha, representando 0 7º ano.

Professora com orgulho!

Bela e aplicada Pietra ( 7º ano).

Alegria de Gincana

Com uma pequena parte do meu 8º ano

Gabriela com todo estilo, representando o 7º ano

Muito meiga! Amo!

Meus alunos inteligentes e amados: Gui e Rosinha. ( 6º ano)