domingo, 7 de junho de 2015

7º ANO ------> Falando sobre o sujeito e suas CARACTERÍSTICAS!



Em semana avaliativa, é necessária uma PRECIOSA  revisão aqui no blog, né? 

Vamos falar sobre o tal sujeito... 


Sem brincadeiras, quem são os sujeitos nas orações propostas pela professora? Temos dois tipos de sujeito... deixo para vocês responderem. 

Sujeito: É o termo da oração do qual informamos alguma coisa.

Ex: A professora foi comprar livros.

A sentença informa que alguém foi comprar livros. Podemos dizer também que sujeito é todo termo da frase que pratica uma ação. Na frase acima o sujeito é: "A professora".


Tipos de sujeitosimples, composto, desinencial (oculto), indeterminado e oração sem sujeito.

  •  Simples: possui apenas 1 núcleo. Ex. "Nós vamos ao cinema.", "O Pedro dorme cedo.
  • Composto: possui 2 ou mais núcleos. Ex:"Maria e Pedro regressaram da festa.","O professor e os alunos participaram da competição."
  •  Desinencial (oculto): não está explícito na frase, mas é facilmente identificado pela terminação do verbo. Ex. "Falei com ele ontem." Suj. des. "eu". O sujeito desinencial também é conhecido como oculto.
  • Indeterminado: não podermos identificá-lo.
Há 2 maneiras de indeterminar o sujeito:

1ª) O verbo é posto na 3ª pessoa do plural e não há nenhum outro termo na frase que nos forneça informações para identificá-lo.
Ex. "Cortaram a grama.", "Falaram mal do Pedro."

2ª) O verbo é posto no singular juntamente com a partícula se ( que se chama índice de indeterminação do sujeito.) Ex. "Precisa-se de manicure."
 Nesta canção, há vários exemplos de indeterminação do sujeito. Que tal ouvi-la? 

  • Oração sem sujeito:  Ocorre quando, simplesmente, não existe elemento ou pessoa gramatical ao qual o predicado se refere.

    “Choveu a noite inteira”.
    Isso acontece quando o verbo expresso na oração se apresenta com sentido impessoal dentro daquele contexto. Vamos conhecer os mais comuns:
Verbos ou locuções que indicam fenômenos da natureza, como chover, nevar, trovejar

“Trovejou sem parar na Baixada Fluminense”.

“No inverno passado, nevou na Flórida”.

“Havia chovido bastante durante a manhã”.

O verbo haver no sentido de existir, acontecer:

“Na reunião de pais só havia mães”. (Fernando Sabino).
“Houve poucas desistências para o curso de verão”.
Verbos indicando tempo decorrido, como haver, fazer, ir:

“Há muitos anos nos conhecemos. Desde criança”.

“Faz dois meses que não vou à aula”.

“Vai para dez anos que me aposentei”.
Verbos ou locuções indicando tempo e distância, como ser, passar:

“Era um dia abafado e aborrecido”. (Aluísio Azevedo).

“Já passa das quatro horas”.

“Tinham sido horas de longa espera por atendimento médico”.


Observe que, em todos os exemplos, os verbos destacados não possuem sujeito, são impessoais, já que não há elemento gramatical ao qual o predicado se refere. Se esse elemento gramatical passar a existir, logicamente a oração passa a ter sujeito. Veja:

“De manhã escureço
De dia tardo
De tarde anoiteço
De noite ardo.” (Vinícius de Moraes)

Os verbos em destaque estão empregados em sentido figurado. Como quem “escurece, tarda, anoitece” é a pessoa do poeta (eu=pessoa gramatical), o sujeito simples está presente na oração.

Portanto, apenas memorizar os verbos que são impessoais não é garantia de classificar corretamente uma oração. É preciso atentar para a função e o sentido que o termo exerce dentro daquele determinado contexto.

Referências bibliográficas:
MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2005, p. 403-4.
SAVIOLI, Francisco de Platão. Gramática em 44 lições. 15. ed. São Paulo: Ática, 1989, p. 10.



6º ANO ---> Conhecendo o adjetivo e sua classificação.

Olá, alunos amados!

Como estamos em semana de avaliação, os convido para revisar o assunto também pelo nosso blog.
Vamos para o primeiro exemplo:

Dudinha usou a internet do shopping
Dudinha usou a excelente internet do shopping

Veja que eu acrescentei um adjetivo para caracterizar um substantivo. É esse o papel do adjetivo: mostrar uma característica do substantivo. Nesse caso, o substantivo é "internet" e eu estou caracterizando essa internet como "excelente".

É para isso que o adjetivo serve: ele atribui uma qualidade ou característica a um substantivo.


Estão lembrados dessa música? Aposto que sim...tão bom aprender ADJETIVOS assim...




Temos os adjetivos:

COMPOSTO:  (ex: luso-brasileiro), simples (ex: magro), derivados (ex: belíssimo, que vem de "belo") e primitivos (ex: belo).

Os adjetivos, como você percebeu ao longo dessa postagem, se flexionam em número (ex: "ótimo" e "ótimos"), em grau (bonita, bonitona, bonitinha) e em gênero ("ótimo" e "ótima').

ADJETIVOS PÁTRIOS
Relativos ao lugar de origem (cidades, estados, países...)

Exemplo:
Ceará - adjetivo pátrio: cearense
Rio de Janeiro - adjetivo pátrio: carioca ou fluminense
Tangamandápio - adjetivo pátrio: tanga... não sei


Lembram do NOSSO CHICO BUARQUE nas aulas de adjetivos pátrios, com essa canção PARATODOS, Chico Buarque usa e abusa desse tipo de adjetivos. Vamos rever?


LOCUÇÃO ADJETIVA

Quando um termo com mais de uma palavra tem a função de adjetivo, nós o denominamos de "locução adjetiva", da mesma forma que existe "locução verbal" e "locução adverbial".

Carne bovina (adjetivo)
Carne de boi (locução adjetiva)

CLASSIFICAÇÃO DOS ADJETIVOS: 
Simples: quando apresentam um único radical. 
 Ex: Dia interminável, comida saborosa. 
Composto: quando apresentam mais de um radical.
 Ex: Acordo luso-brasileiro, programa sociocultural.
Primitivos: quando não provêm de outra palavra da língua portuguesa. 
 Ex: Gravata amarela, inimigo leal
 •Derivados:quando provêm de outra palavra da língua portuguesa. 
 Ex: Gravata amarelada, inimigo desleal

FLEXÃO DE GÊNERO:


Os meninos do 6º ano da turma A cantaram e encantaram sobre Flexão dos Adjetivos. Tão lindos!

No que se refere ao gênero, a flexão dos adjetivos é semelhante à dos substantivos: podem ser do gênero masculino ou feminino. 

Homem honesto         Mulher honesta 
Homem corrupto        Mulher corrupta

 • Dependendo da forma que assumem, os adjetivos podem ser classificados em uniformes e biformes.
  • Adjetivos uniformes: apresentam uma única forma para os dois gêneros. 
 Homem inteligente          Mulher inteligente       Homem simples        Mulher simples 
 Aluno feliz                       Aluna feliz 

  • Adjetivos biformes: apresentam uma forma para o masculino e outra para o feminino. 
 Homem simpático         Mulher simpática
 Homem alto                   Mulher alta                        Aluno estudioso            Aluna estudiosa

BONS ESTUDOS!

Tipos de predicado. Com os alunos Jefferson e Rafael, 8º ano do CSS.





Com a ministração da professora Isabele Barros, os alunos mostraram o domínio no assunto - Predicado Verbal # Predicado Nominal- e assim, ajudaram seus colegas, tirando as dúvidas presentes.


segunda-feira, 1 de junho de 2015

EXERCÍCIO EXTRA - 8º ANO



TEXTO I:

POEMA



Tarde triste e silenciosa

De uma vila de beira-mar:

Uma tarde cor-de-rosa

Que vai morrendo em luar...

Ao longe, a várzea cintila

De uns restos de Sol poente;

Mas, por sobre toda a vila

- do morro a que fica rente - ,

Desde uma sombra tranquila 

E anoitece lentamente. 

(Vicente de Carvalho) 



1. No primeiro verso do poema, os adjetivos triste e silenciosa estão no feminino singular para concordar com:

a) Vila.

b) Tarde.

c) Beira-mar.

d) Várzea.

e) Luar.



2- No quarto verso, a expressão “Em luar” tem função de:

a) Predicativo do sujeito.

b) Verbo de ligação.

c) Objeto direto.

d) Objeto indireto.

e) Núcleo do predicado.



3- Que tipo de sujeito o autor utilizou o último verso do poema?

a) Oração sem sujeito.

b) Sujeito desinencial.

c) Sujeito indeterminado.

d) Sujeito simples.

e) Sujeito composto.


TEXTO II:

4. Leia a tira:

photo
palavra que informa uma característica, qualidade ou estado do sujeito da oração recebe o nome de predicativo do sujeito.

Identifique o predicativo do sujeito na fala de Jon, no primeiro quadrinho.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5-  Leia o texto abaixo:


LICHIA



Chamada de rainha das frutas em alguns países, a fruta ainda é pouco consumida no Brasil. Considerada a fruta nacional da China, de onde é originária, a lichia ainda é pouco conhecida no Brasil, mas, de um tempo para cá, começa a ganhar mais espaço entre as frutas consumidas pelos brasileiros nesta época de final de ano.

A lichieira é uma árvore de grande porte, podendo atingir até 12 metros de altura e se adapta bem a diversos tipos de solo, desde que seja profundo e bem drenado. Trata-se de uma cultura de clima subtropical, porém apresenta certa tolerância a geadas não muito rigorosas. A produção comercial de frutos tem início, em média, a partir do quinto ano após o plantio das mudas e por ser uma planta de grande longevidade pode produzir por mais de cem anos. A floração tem início entre junho e julho, seguido pelo aparecimento da fruta verde entre agosto e setembro, finalizando com o amadurecimento e colheita entre novembro e dezembro. [...]

Disponíveis em:

http://worldofmites.wordpress.com/2010/05/28/o-acaro-da-lichia/




3. Após a leitura do texto, vocês deverão responder às questões propostas.

a. No texto, Lichia, predomina a descrição ou a definição? Justifique sua resposta.

b. Qual o tipo de predicado predominante no texto?

c. Transcreva do texto exemplos de predicados nominais.

d. Uma definição poderia ser feita apenas por meio de predicados verbais? Justifique sua resposta.

Bons estudos! 

domingo, 31 de maio de 2015

EXERCÍCIO EXTRA - 7º ANO

 1- Leia a tira a seguir e responda às questões 1 e 2.



 Nestas orações da tira:
"Nosso amor é impossível!”
“Já estou apaixonada por outro”

a) identifique o sujeito e o predicado de cada uma.
b) identifique o verbo de ligação de cada uma.
c) indique a função sintática dos termos impossível e apaixonada.

2) A frase do balão do 1° quadrinho tem duplo sentido.
a) Explique o duplo sentido, considerando apenas esse quadrinho.
b) No 2° quadrinho, por que o motivo dado para a impossibilidade do amor é engraçado?

2- LEIA o texto e responda às questões:

                                                      O assalto


          Assaltaram a padaria da esquina. Houve um grande tumulto. Antônio era o gerente da padaria e estava muito nervoso. Eu, ingênuo, nunca tinha considerado Antônio suspeito do furto. Mas, as investigações policiais logo levariam a ele.
          Antônio foi preso pela polícia. Na delegacia se declarou culpado.

a) TRANSCREVA do texto a frase com sujeito indeterminado.
___________________________________________________________________

b) Em: “Houve um grande tumulto” temos que tipo de sujeito? EXPLIQUE.
______________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Na frase: “Eu, ingênuo, nunca tinha considerado Antônio suspeito do furto” IDENTIFIQUE o predicativo do sujeito e o predicativo do objeto.
______________________________________________________________________________________________________________________________________

d) RETIRE do texto frases:
- com predicado verbal:_____________________________________________

- com predicado nominal:____________________________________________

3- Sublinhe os verbos das orações abaixo e escreva nos parênteses se são transitivos ou intransitivos:
a) Nós terminamos o exercício. (_______________)
b) A criança sorriu. ( _________________)
c) Os moradores ouviram um grito. (_________________)
d) Os aluno entenderam a lição. (____________________)
e) O professor saiu. (__________________)
f) Ele perdeu seu dinheiro. (________________)

4- Classifique no texto abaixo os verbos sublinhados de acordo com a predicação verbal:
                                                    O Amor
          “Hoje eu vi meu amor. Ela estava linda!!! Eu gostava dela sem dúvida e era suspeito para falar, mas hoje, ela se superou...e eu estava sonhando...Eu entregaria a ela o poema de amor que fiz? Não sei. Só sei que o que sinto é grande, é maior que eu! Ah, o amor é lindo!!!!!”
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Identifique e classifique o sujeito das orações:
a. Terminado o serviço, ela fazia o pagamento. ________________________
b. Não gosto de morangos. _________________________
c. Os homens disputavam um pedaço de terra. ________________________
d. Construíram casas onde, antes, havia um lixão. ______________________
e. Alguém gostaria de ler o texto? _____________________________
f. O povo brasileiro aspira a melhores condições de vida. ______________________
g. Fui lá, olhei tudo e não comprei nada. _________________________
h. Conserta-se bicicletas._________________________

quarta-feira, 27 de maio de 2015

EXERCÍCIO EXTRA - 6º ANO






1. Leia esta tira de Bill Watterson, prestando atenção aos adjetivos:





a) Destaque do primeiro quadrinho dois adjetivos.


b) Destaque da tira duas locuções adjetivas.


c) Que adjetivos caracterizam o substantivo dias, no último quadrinho?



2- Qualquer adjetivo pode transformar-se em substantivo; para isso, basta colocar a palavra o na frente dele. Veja:






É um rapaz bonitão e simpático.



substantivo adjetivo







Você conhece o bonitão que chegou?



substantivo






3. Faça o mesmo com o adjetivo vazio. E escreva uma frase em que essa palavra tenha o papel de substantivo.







4. Qual o efeito de humor produzido pela tira em quadrinhos de Bill Watterson?







5- Assinale a opção em que ambos os termos não admitem flexão de gênero:







a) inglesa pálida



b) jovem leitor



c) alguns mestres



d) semelhante criatura



e) moça ideal







6. “Talvez seja bem que o proprietário de imóvel desconfiar de que ele não é tão imóvel assim”.



As palavras destacadas são, respectivamente:







a) substantivos e substantivo



b) substantivo e adjetivo



c) adjetivo e verbo



d) advérbio e adjetivo



e) adjetivo e advérbio







8. Leia o texto para responder às questões:


Tentação


Clarice Lispector


Ela estava com soluço. E como se não bastasse a claridade das duas horas, ela era ruiva.

Na rua vazia as pedras vibravam de calor – a cabeça da menina flamejava. Sentada nos degraus de sua casa, ela suportava. Ninguém na rua, só uma pessoa esperando inutilmente no ponto do bonde. E como se não bastasse seu olhar submisso e paciente, o soluço a interrompia de momento a momento, abalando o queixo que se apoiava conformado na mão. Que fazer de uma menina ruiva com soluço? Olhamo-nos sem palavras, desalento contra desalento. Na rua deserta nenhum sinal de bonde. Numa terra de morenos, ser ruivo era uma revolta involuntária. Que importava se num dia futuro sua marca ia fazê-la erguer insolente uma cabeça de mulher? Por enquanto ela estava sentada num degrau faiscante da porta, às duas horas. O que a salvava era uma bolsa velha de senhora, com alça partida. Segurava-a com um amor conjugal já habituado, apertando-a contra os joelhos.

Foi quando se aproximou a sua outra metade neste mundo, um irmão em Grajaú. A possibilidade de comunicação surgiu no ângulo quente da esquina acompanhando uma senhora, e encarnada na figura de um cão. Era um basset lindo e miserável, doce sob a sua fatalidade. Era um basset ruivo.

Lá vinha ele trotando, à frente da sua dona, arrastando o seu comprimento. Desprevenido, acostumado, cachorro.

A menina abriu os olhos pasmados. Suavemente avisado, o cachorro estacou diante dela. Sua língua vibrava. Ambos se olhavam.

Entre tantos seres que estão prontos para se tornarem donos de outro ser, lá estava a menina que viera ao mundo para ter aquele cachorro. Ele fremia suavemente, sem latir. Ela olhava-o sob os cabelos, fascinada, séria. Quanto tempo se passava? Um grande soluço sacudiu-a desafinado. Ele nem sequer tremeu. Também ela passou por cima do soluço e continuou a fitá-lo. Os pêlos de ambos eram curtos, vermelhos.

Que foi que se disseram? Não se sabe. Sabe-se apenas que se comunicaram rapidamente, pois não havia tempo. Sabe-se também que sem falar eles se pediam. Pediam-se, com urgência, com encabulamento, surpreendidos.

No meio de tanta vaga impossibilidade e de tanto sol, ali estava a solução para a criança vermelha. E no meio de tantas ruas a serem trotadas, de tantos cães maiores, de tantos esgotos secos – lá estava uma menina, como se fora carne de sua ruiva carne. Eles se fitavam profundos, entregues, ausentes do Grajaú. Mais um instante e o suspenso sonho se quebraria, cedendo talvez à gravidade com que se pediam.

Mas ambos eram comprometidos.

Ela com sua infância impossível, o centro da inocência que só se abriria quando ela fosse uma mulher. Ele, com sua natureza aprisionada.

A dona esperava impaciente sob o guarda-sol. O basset ruivo afinal despregou-se da menina e saiu sonâmbulo. Ela ficou espantada, com o acontecimento nas mãos, numa mudez que nem pai nem mãe compreenderiam. Acompanhou-o com olhos pretos que mal acreditavam, debruçada sobre a bolsa e os joelhos, até vê-lo dobrar a outra esquina.

Mas ele foi mais forte que ela. Nem uma só vez olhou para trás.





1) Em que momento do dia é narrada a história? Comprove com um trecho do texto.





2) Releia a frase: “Numa terra de morenos, ser ruivo era uma revolta involuntária.” Por que você acha que a menina se sentia assim?


3) Releia a frase: “Que importava se num dia futuro sua marca ia fazê-la erguer insolente uma cabeça de mulher?” . A que marca a menina se referia?



4) Na frase: “Olhamo-nos sem palavras, desalento contra desalento.”


a) É correto afirmar que:


( ) O cão e a menina se olharam.


( ) A pessoa que esperava o bonde e a menina se olharam.


( ) A dona do cão e a menina se olharam.


b) Desalento quer dizer que estavam:


( ) Desanimadas. ( ) Desatentas. ( ) Contentes.




5) Como é descrita, fisicamente, a menina?





6) Por que a menina de identificou com o cão?





7) Na frase: “Suavemente avisado, o cão estacou diante dela.”


a) É correto afirmar que o cão:


( ) parou em frente à menina. ( ) parou em frente a sua dona. ( ) parou atrás da menina.





8) Na frase: “Ele fremia suavemente, sem latir.”. O que o cão fazia?





9) Na frase: “Também ela passou por cima do soluço e continuou a fitá-lo.” . O que a menina continuou a fazer?





10) Releia a frase: “Mas ambos eram comprometidos.”. Quem era comprometido com quem?








11) Transcreva, do texto, os adjetivos referentes aos substantivos abaixo:


a) Rua (2º parágrafo):_________________________


b) Olhar (2º parágrafo):________________________


c) Degrau (2º parágrafo): ______________________


d) Amor (2º parágrafo):_______________________


e) Basset (3º parágrafo):_______________________


f) Cachorro (4º parágrafo):_____________________


g) Soluço (6º parágrafo):________________________


h) Pêlos (6º parágrafo):________________________


i) Infância (10º parágrafo):_____________________


j) Olhos (10º parágrafo):_______________________




Bons estudos!

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Eliminatórias do nosso 1º Soletrando CSS - Professores: Isabele Barros e Jorge Vieira



Ao longo da fase eliminatória do nosso 1º Soletrando tudo aconteceu: nos esforçamos, novas histórias vivenciadas, compartilhamos ideias, discutimos, trabalhamos, nos emocionamos (eu e o professor Jorge mais que todo mundo, podem ter a certeza...rsrs) mas conseguimos chegar invictos ao dia 22 de maio.
Vocês foram incríveis.


#força
#focados

#momentos 
#concentração
#Estudar #Diversão
#Foco
#opa