quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Exercício de revisão 6tão

1 - Leia o trecho dessa canção abaixo: 

"Você não merece um por cento do amor que eu te dei

Jogou nossa história num poço sem fundo..."

Há no texto um único numeral. Localize-o e transcreva-o.
______________________________________________________

2-  Leia a tirinha abaixo: 



Retire da tirinha os verbos no gerúndio.  
______________________________________________________

3-  ( PORTAL ÉTICO- adaptada) - Leia o trecho da composição abaixo: 

"Será que alguém explica a nossa relação
Um caso indefinido, mas rola paixão
Adoro esse perigo, mexe demais comigo
Mas não te tenho em minhas mãos..." 


Observe os pronomes presentes  no texto e faça o que se pede: 


  • Retire um pronome demonstrativo
  • Retire um pronome possessivo
  • Retire um pronome pessoal de caso oblíquo. 
4- Leia o poema de Chico Buarque.

"Olha, você tem todas as coisas
Que um dia eu sonhei pra mim
A cabeça cheia de problemas
Não me importa, eu gosto mesmo assim..."

a) Retire as formas verbais.

b)  Identifiquem se elas indicam ação,estado ou fenômeno da natureza.

5- Observe as palavras:

I. Hoje.

II. Aqui.

III. Rapidamente.

IV. Bastante.

V. Com certeza.

Classificam-se, respectivamente, como:

a) advérbios de tempo, lugar, modo, intensidade e afirmação.

b) advérbios de modo, tempo, intensidade, afirmação e negação.

c) advérbios de dúvida, tempo, lugar, modo e intensidade.

d) advérbios de tempo, lugar, modo, afirmação e dúvida.

e) advérbios de dúvida, afirmação, lugar, modo e intensidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário