domingo, 15 de fevereiro de 2015

Atenção, 7ºanos! Recapitulação das diferenças do Pretérito Perfeito e Imperfeito.


Olá, meus queridos! 

Sábado de carnaval e eu atualizando o que vocês viram em nossas aulas. Estão lembrados da historinha do Sr. Djair, o gerente do banco que tinha dúvidas quanto a distinção dos pretéritos? Nem o Sr. Djair e nem meus alunos terão mais dúvidas, vamos recapitular?

 O pretérito perfeito representa um processo verbal que exprime um fato passado,vivenciado recentemente ; ao contrário do imperfeito, que exprime ao um fato antigo.

 Vejamos, pois, os exemplos em questão:

Todas as vezes em que a via, parabenizava-a. ═ pretérito imperfeito
Todas as vezes em que a vi, parabenizei-a. ═ pretérito perfeito 

* O pretérito perfeito, diferentemente do imperfeito, indica a ação momentânea, determinada no tempo. Já o imperfeito exprime a ação durativa, não limitada no tempo.

 Para que possamos estabelecer as diferenças, comparemos ambos os exemplos, os quais seguem expressos:

Em casa estudava a lição que seus professores a ensinavam e fazia exercícios constantemente, a fim de treinar os conhecimentos adquiridos. ═ pretérito imperfeito 
Em casa estudou a lição que seus professores a ensinaram e fez exercícios constantemente, a fim de treinar os conhecimentos adquiridos. ═ pretérito perfeito

Até logo!  

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, Felipe. Continue sendo sempre tão atencioso. Até logo! Beijos!

      Excluir
  2. Ótimo! esse blog ,espero que tenha muito mais postagens e muitas musicas pela frente claro de Chico Buarque:Professora excelente!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que lindo! *__* Vamos rechear nosso espaço!

    ResponderExcluir