quarta-feira, 27 de maio de 2015

EXERCÍCIO EXTRA - 6º ANO






1. Leia esta tira de Bill Watterson, prestando atenção aos adjetivos:





a) Destaque do primeiro quadrinho dois adjetivos.


b) Destaque da tira duas locuções adjetivas.


c) Que adjetivos caracterizam o substantivo dias, no último quadrinho?



2- Qualquer adjetivo pode transformar-se em substantivo; para isso, basta colocar a palavra o na frente dele. Veja:






É um rapaz bonitão e simpático.



substantivo adjetivo







Você conhece o bonitão que chegou?



substantivo






3. Faça o mesmo com o adjetivo vazio. E escreva uma frase em que essa palavra tenha o papel de substantivo.







4. Qual o efeito de humor produzido pela tira em quadrinhos de Bill Watterson?







5- Assinale a opção em que ambos os termos não admitem flexão de gênero:







a) inglesa pálida



b) jovem leitor



c) alguns mestres



d) semelhante criatura



e) moça ideal







6. “Talvez seja bem que o proprietário de imóvel desconfiar de que ele não é tão imóvel assim”.



As palavras destacadas são, respectivamente:







a) substantivos e substantivo



b) substantivo e adjetivo



c) adjetivo e verbo



d) advérbio e adjetivo



e) adjetivo e advérbio







8. Leia o texto para responder às questões:


Tentação


Clarice Lispector


Ela estava com soluço. E como se não bastasse a claridade das duas horas, ela era ruiva.

Na rua vazia as pedras vibravam de calor – a cabeça da menina flamejava. Sentada nos degraus de sua casa, ela suportava. Ninguém na rua, só uma pessoa esperando inutilmente no ponto do bonde. E como se não bastasse seu olhar submisso e paciente, o soluço a interrompia de momento a momento, abalando o queixo que se apoiava conformado na mão. Que fazer de uma menina ruiva com soluço? Olhamo-nos sem palavras, desalento contra desalento. Na rua deserta nenhum sinal de bonde. Numa terra de morenos, ser ruivo era uma revolta involuntária. Que importava se num dia futuro sua marca ia fazê-la erguer insolente uma cabeça de mulher? Por enquanto ela estava sentada num degrau faiscante da porta, às duas horas. O que a salvava era uma bolsa velha de senhora, com alça partida. Segurava-a com um amor conjugal já habituado, apertando-a contra os joelhos.

Foi quando se aproximou a sua outra metade neste mundo, um irmão em Grajaú. A possibilidade de comunicação surgiu no ângulo quente da esquina acompanhando uma senhora, e encarnada na figura de um cão. Era um basset lindo e miserável, doce sob a sua fatalidade. Era um basset ruivo.

Lá vinha ele trotando, à frente da sua dona, arrastando o seu comprimento. Desprevenido, acostumado, cachorro.

A menina abriu os olhos pasmados. Suavemente avisado, o cachorro estacou diante dela. Sua língua vibrava. Ambos se olhavam.

Entre tantos seres que estão prontos para se tornarem donos de outro ser, lá estava a menina que viera ao mundo para ter aquele cachorro. Ele fremia suavemente, sem latir. Ela olhava-o sob os cabelos, fascinada, séria. Quanto tempo se passava? Um grande soluço sacudiu-a desafinado. Ele nem sequer tremeu. Também ela passou por cima do soluço e continuou a fitá-lo. Os pêlos de ambos eram curtos, vermelhos.

Que foi que se disseram? Não se sabe. Sabe-se apenas que se comunicaram rapidamente, pois não havia tempo. Sabe-se também que sem falar eles se pediam. Pediam-se, com urgência, com encabulamento, surpreendidos.

No meio de tanta vaga impossibilidade e de tanto sol, ali estava a solução para a criança vermelha. E no meio de tantas ruas a serem trotadas, de tantos cães maiores, de tantos esgotos secos – lá estava uma menina, como se fora carne de sua ruiva carne. Eles se fitavam profundos, entregues, ausentes do Grajaú. Mais um instante e o suspenso sonho se quebraria, cedendo talvez à gravidade com que se pediam.

Mas ambos eram comprometidos.

Ela com sua infância impossível, o centro da inocência que só se abriria quando ela fosse uma mulher. Ele, com sua natureza aprisionada.

A dona esperava impaciente sob o guarda-sol. O basset ruivo afinal despregou-se da menina e saiu sonâmbulo. Ela ficou espantada, com o acontecimento nas mãos, numa mudez que nem pai nem mãe compreenderiam. Acompanhou-o com olhos pretos que mal acreditavam, debruçada sobre a bolsa e os joelhos, até vê-lo dobrar a outra esquina.

Mas ele foi mais forte que ela. Nem uma só vez olhou para trás.





1) Em que momento do dia é narrada a história? Comprove com um trecho do texto.





2) Releia a frase: “Numa terra de morenos, ser ruivo era uma revolta involuntária.” Por que você acha que a menina se sentia assim?


3) Releia a frase: “Que importava se num dia futuro sua marca ia fazê-la erguer insolente uma cabeça de mulher?” . A que marca a menina se referia?



4) Na frase: “Olhamo-nos sem palavras, desalento contra desalento.”


a) É correto afirmar que:


( ) O cão e a menina se olharam.


( ) A pessoa que esperava o bonde e a menina se olharam.


( ) A dona do cão e a menina se olharam.


b) Desalento quer dizer que estavam:


( ) Desanimadas. ( ) Desatentas. ( ) Contentes.




5) Como é descrita, fisicamente, a menina?





6) Por que a menina de identificou com o cão?





7) Na frase: “Suavemente avisado, o cão estacou diante dela.”


a) É correto afirmar que o cão:


( ) parou em frente à menina. ( ) parou em frente a sua dona. ( ) parou atrás da menina.





8) Na frase: “Ele fremia suavemente, sem latir.”. O que o cão fazia?





9) Na frase: “Também ela passou por cima do soluço e continuou a fitá-lo.” . O que a menina continuou a fazer?





10) Releia a frase: “Mas ambos eram comprometidos.”. Quem era comprometido com quem?








11) Transcreva, do texto, os adjetivos referentes aos substantivos abaixo:


a) Rua (2º parágrafo):_________________________


b) Olhar (2º parágrafo):________________________


c) Degrau (2º parágrafo): ______________________


d) Amor (2º parágrafo):_______________________


e) Basset (3º parágrafo):_______________________


f) Cachorro (4º parágrafo):_____________________


g) Soluço (6º parágrafo):________________________


h) Pêlos (6º parágrafo):________________________


i) Infância (10º parágrafo):_____________________


j) Olhos (10º parágrafo):_______________________




Bons estudos!

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